Altar do Divino Espirito Santo está instalado na Secretaria de Cultura



A Festa do Divino comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Cristo e acontece 50 dias após o Domingo de Páscoa, o que corresponde ao Pentecostes do calendário oficial católico. Seu principal símbolo é uma pomba branca, que representa o Divino Espírito Santo.

A festa foi trazida para o Brasil pelos portugueses no século XVI. Era tão popular que, em 1822, José Bonifácio de Andrada e Silva escolheu para dom Pedro I o título de imperador do Brasil, porque o povo estava mais acostumado com o nome imperador (do Divino) do que o de rei. Em algumas cidades, o ponto alto da festa é a coroação do imperador, quando são usadas roupas luxuosas, feitas de veludo e cetim. Dependendo da região, os folguedos mais comuns da festa são as cavalhadas, os Moçambiques e as congadas. Há também danças, como o cururu, o jongo e o fandango. As festas do Divino são comuns em várias regiões do Brasil. As mais famosas acontecem em Pirenópolis ( GO ), Parati (RJ), São Luís do Paraitinga, Mogi das Cruzes e Tietê (SP).

Podemos afirmar, com muita segurança que uma das marcas mais expressivas que a cultura portuguesa legou ao Brasil é a religiosidade. Esta religiosidade se manifesta de várias maneiras, mas o Culto ao Divino Espírito Santo, com devoção à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, é a expressão religiosa desta cultura que está presente praticamente em todos os recantos do nosso país, com traços comuns, bem demarcados e fortemente conceituada. A fidelidade a estes cultos remonta a origens medievais. No litoral brasileiro podemos encontrar o culto ao Divino Espírito Santo desde o Maranhão até o Rio Grande do Sul, e em direção ao oeste do país podemos citar o interior de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e muitos outros lugares.
Encontramos a Festa do Divino Espírito Santo dos índios Karipuna no interior do Amapá, praticamente na divisa com a Guiana Francesa. A Festa dos Karipunas, com nove dias de duração, preserva vários símbolos da festa do Divino Espírito Santo, como a bandeira, coroa, novena em latim, foliões e recolha das esmolas.

Este é o Altar do Divino Espírito Santo. Está instalado na Secretaria Municipal de Cultura (ao lado da Prefeitura) de Grajaú. Até o dia 31 de maio estará à disposição dos Devotos e simpatizantes. Venha visitar, pagar promessa, fazer suas orações. E fique a vontade para fazer também doações.

“VIVA O DIVINO ESPÍRITO SANTO!”

0/Post a Comment/Comments