Colônia dos pescadores de Grajaú alerta para a piracema

Neste dia (01) de dezembro de 2020, o presidente da associação Colônia dos Pescadores de Grajaú Luis Fernando, usou o programa de radio “Rei das Onze”. Para falar sobre o cadastro de quem quiser fazer parte, e ainda alertar sobre a pesca predatória.

O período de defeso da piracema no Estado de Maranhão iniciou em dezembro de  2020. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) realiza durante este período ações de fiscalização com o objetivo de inibir a pesca predatória no período de reprodução das principais espécies de pescado nativo.

O período de defeso altera de rio para rio, devendo ser encerrado até o dia 30 de março deste ano. Durante a piracema, é considerada ilegal a comercialização do peixe. Dessa forma, o período de defeso favorece a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros e evita a pesca quando os peixes estão mais vulneráveis à captura, por estarem reunidos em cardumes.

O portador de produtos de pesca oriundos de outros Estados ou países deve estar munido de comprovante de origem, sob pena de multa, que podem variar de R$ 1 mil a R$ 100 mil, ou detenção previsto na Instrução Normativa nº- 40, de 18 de outubro de 2005, além da perda dos pescados e dos petrechos, equipamentos e instrumentos utilizados na pesca.

SOBRE A PIRACEMA

piracema é um fenômeno que ocorre com diversas espécies de peixes ao redor do mundo. A palavra vem do tupi e significa “subida do peixe”. O processo recebe esse nome porque, todos os anos, eles nadam rio acima para realizar a desova.

No momento da fecundação, que ocorre externamente, a fêmea lança óvulos na água, enquanto o macho lança os espermatozoides diretamente sobre eles. Após esse momento, os peixes descem novamente o rio.

No nosso país, esse processo ocorre nas épocas de chuvas de verão, que causam o aumento do nível dos rios. Nessa época também ocorre um aumento da temperatura da água e do ar.









0/Post a Comment/Comments