Encontro em prol da segurança e estadia do BB em Grajaú marca noite de quinta-feira.


A classe de comerciantes através do seu presidente Luciano Costa, empresários, lideres políticos, representantes de entidades e alguns representantes da sociedade civil, participaram nesta noite de quinta-feira (28) de janeiro, de um reunião no prédio do SEBRAE de Grajaú para falar do caos instalado na cidade no quesito segurança e, na resolução do problema que vem afetando a cidade que é, a falta de funcionamento do banco do Brasil.

A decisão foi tomada desde que o banco do Brasil foi assaltado em Grajaú e, ficou este problema na cidade, tanto na falta de funcionamento do banco como na falta de segurança. Os participantes se demonstraram preocupados com a situação, como foi o caso do vereador presidente da Câmara Marinaldo do Gesso, que desabafou que Grajaú não pode ficar assim, a mercê dos bandidos e refém da criminalidade que ocorre todos os dias e noites em nossa cidade. Para o vereador é vergonhoso saber que Grajaú é uma cidade desse porte e ainda depende de Barra do Corda, sobre o comando de um batalhão.

Seria viável Grajaú ter seu batalhão e não uma Cia precária sendo ruída de cupins porque é de tabuas, com banheiros desagradáveis e camas beliche em estado precário. Isso é vergonha para o estado, que é responsável pela segurança de cada cidade e humilha nossos policiais disse em seu discurso o parlamentar.

Sobre o banco do Brasil, a gerencia informou que dará uma resposta talvez na segunda-feira (01) de fevereiro, para que o banco seja reativado o mais breve possível, os reparos serão feitos no banco e enquanto isso outras áreas irão despachando as pessoas. Mas a gerencia deixou claro que o banco não foi tirado da cidade, devido à importância dele para a região e, também disse que caso não tenha segurança suficiente na cidade, o banco irá se retirar para não sofrer mais danos.

Os empresários e o vice-prefeito de Grajaú lamentaram a situação dos moradores da cidade e de outros locais, tendo que sofrer da forma que estão sofrendo na porta dos correios. A falta de funcionamento do BB em Grajaú gera renda fora da cidade, pois quem vai atrás de resolver seus assuntos de banco deixa o dinheiro lá mesmo aonde vai.

O fato é que os organizadores irão fazer documentos em caráter de urgência e, irão conduzir à Secretaria de Segurança Pública do estado, para ouvir o que o Secretario dirá.

Em entrevista, Marinaldo disse o seguinte: já existe um estudo dentro da instituição financeira do banco, para que a agencia feche, principalmente nas cidades que não tem muita segurança e, sabemos disso. Essa mobilização irá surtir um efeito, porque na presidência do banco do Brasil em Brasília, o banco prometeu ficar na cidade porque alguns empresários e lideres desse movimento intervieram junto aos políticos de São Luis. 
Segundo Marinaldo foi fácil demais chegar a Grajaú e levar 40 minutos em nossa cidade sem ninguém fazer nada, e Grajaú precisa muito principalmente da segurança, porque o BB fica, mas segundo o gerente o banco só fica na cidade caso o governador possa dobrar a segurança, declarou o vereador.

O gerente de lojas Helio em nossa cidade afirmou: que a paralisação do banco causou prejuízos no comercio, que logo após o acontecido o movimento financeiro da cidade parou geral e, que a maioria das folhas de pagamentos de Grajaú de alguma lojas, são feitas no banco do Brasil. Segundo o gerente de loja isso prejudica também as cidades vizinhas, que dependem daqui. Segundo Helio toda a população de Grajaú está sofrendo porque o banco do Brasil é o principal da cidade e, quando o mesmo está nesta situação o povo sofre e está sendo penalizado na porta dos correios.

O Vice-prefeito Abamel Neto apontou que dessa vez todos conseguirão sensibilizar o governo do estado para o caos, porque quando se ver a população toda clamar por segurança pode se ver que a coisa esta estourando e, que não adianta nada termos muitos policiais e a cidade ter uma delegacia precária defasada, um quartel sem estrutura, sem viatura sem armamentos e que isso incentiva os bandidos dominar, porque o governo há tempos deixou Grajaú na mão. A estrutura da policia de Grajaú precisa ter estrutura porque não funciona sem essa força, porque os bandidos são preparados e deixa a policia sem reagir, então isso é um problema de todos e só é fazendo desta forma que faz com que o governador escute nosso clamor, finalizou.

O presidente da associação comercial Luciano Costa declarou que está acreditando que o encontro, possa sim agora fazer com que o governador possa nos escutar, pois neste momento de fragilidade a população será comovida para o bem maior, pois este ocorrido do banco do Brasil foi apenas uma agulha no palheiro que iniciou esse processo para dar grandes resultados. E a sociedade tem que se mobilizar esquecendo partidarismo e se organizar para tomar a iniciativa que possa resolver realmente e trazer segurança para Grajaú, pois no sul do Maranhão temos a agencia mais importante do estado e não podemos ficar nesta situação.


Após a reunião um documento com a assinatura de todos, foi redigido. Pois o mesmo junto com uma comitiva estará seguindo para São Luís para pressionar o governo a olhar por Grajaú.




0/Post a Comment/Comments