Moradores do bairro Frei Alberto alertam autoridades sobre infestação de escorpiões e falta de soro


Os moradores do bairro Frei Alberto Beretta voltaram a denunciar a infestação de escorpiões que ocorrem no local todos os anos nesta temporada, e a preocupação dos moradores com os insetos é grande, pois eles invadem as casas e trazem medo e até picadas às pessoas, como foi o caso de uma criança que foi picada e ao chegar no hospital não tinha soro.

Eles informaram nesta segunda-feira (19) que é apenas um alerta para as autoridades providenciar urgentemente soro nos postos e hospitais, pois sem o material dificulta a vida do paciente que for picado pelo animal.
Aos moradores vai ai algumas dicas para evitar a presença dos escorpiões.
Dicas para evitar a presença deles
Acho que é desnecessário dizer que a primeira coisa que fiz foi matar esse animal. Depois disso entrei em contato com departamento de zoonoses da prefeitura da minha cidade informando o problema e à regularidade que estava acontecendo. Eles agendaram uma visita e depois de alguns dias veio um técnico da zoonoses a minha casa e fez uma análise detalhada do imóvel e de muitos aspectos relacionados a ela. Ele deu algumas dicas que acredito que possam ser úteis também para outras pessoas que estejam passando pelo mesmo problema:
·         Escorpião não ataca. Primeiro é que o escorpião não ataca as pessoas, mas ele pode picar como reação se ele for tocado. Portanto o grande perigo é exatamente quando acidentalmente pisamos ou tocamos nele.
·          
·         Cuidado redobrado a noite. Segundo é que ele é um animal com hábitos noturnos e se movimenta com muita velocidade, pode subir em paredes e portanto uma das primeiras recomendações que ele deixou foi que afastássemos as camas das paredes. Deixar objetos no chão também não é uma boa ideia, inclusive sapatos.
·          
·         Rede de esgoto. Outra consideração importante é que todos os acessos à rede de esgoto deve ser bloqueada pois é dali que eles sobem, então o ralo do banheiro deve estar tampado quando não estiver tomando banho e outros ralos ou aberturas que deem acesso a rede de esgoto precisam ser tampadas tão logo não estejam sendo usadas.
·          
·         Buracos que ligam com a parte externa. Buracos no teto também precisam de cuidados, como os espaços onde são colocados as lâmpadas ou ventiladores de teto.
·          
·         Casa limpa. O ambiente da casa e também a área externa precisa estar limpo sem acúmulo de sujeira, especialmente de madeiras amontoadas e entulhos.
É verdade que galinhas podem ajudar?
Sim. Atualmente estou morando em um condomínio, na época em que escrevi o artigo acima ainda mora em uma casa de bairro. Aqui no condomínio, há muitas construções, inclusive muitas delas parada. Com isso, a síndica comprou uma série de galinhas e fez dois galinheiros aqui dentro. Um deles bem próximo da minha casa. O objetivo é que as galinhas possam comer não só os escorpiões, como outros bichos, como aranhas, por exemplo.
Sabemos de pessoas que tiveram problemas com escorpiões aqui, ou seja, eles ainda aparecem, mas em locais que estão distantes dos galinheiros. Pelo visto as galinhas são boas estratégias para combater este tipo de animal peçonhento. Afinal, galinha come de tudo.
Outros bichos
Lagartas são inimigas de escorpiões e portanto se tiver muitas dessas em sua casa é melhor mantê-las. Entre lagartas e escorpiões é preferível a primeira.
Baratas são alimentos para eles e portanto eis um motivo a mais para você declarar guerra às baratas. Grilos também servem de alimentos para eles.
Dedetização
A dedetização pode ser útil também, mas considere fazer dedetização contra baratas, assim, além de eliminá-las, você elimina os alimentos dos escorpiões e mata dois coelhos com uma cajadada só.
O que fazer se alguém for picado
Por fim a recomendação foi que em caso de ser picado a pessoa deveria ser encaminhada imediatamente ao hospital para receber a vacina. Mas atente para um detalhe: na minha cidade apenas um hospital tem essa vacina e portanto verifique na sua cidade se a situação é a mesma e para onde você deverá ir em caso de ser picado. Lembre-se que este animal é peçonhento (venenoso) e o cuidado com a medicação deve ser o mais rápido possível.

Fonte: Correio Brasiliense

0/Post a Comment/Comments