Indígenas da Cana Brava avisam fechamento da BR-226 às 06h da manhã de sexta-feira

 

Diferente do que anunciamos na manhã desta quinta-feira (24), onde informamos o fechamento da BR-226, na verdade foi apenas uma concentração dos indígenas no local, para decidirem os pontos onde a BR-226 será fechada nesta manhã de sexta-feira (25), às 06hmin.

O indígena Marcos Mariano entrou em contato com o blog De Olho em Grajaú, para dizer que a manifestação que fizeram pela manhã na BR nesta quinta-feira, ficou decidido que as seis horas a BR será fechada na reserva Cana Brava. O indígena disse que quem estiver na estrada permaneçam em Povoados próximos. E quem estiver em casa que pretende sair para as cidades de Barra do Corda ou para Grajaú, que fiquem em casa, pois o fechamento da BR não tem previsão para abertura.

Os indígenas irão fechar a estrada para dar apoio aos demais manifestantes das tribos que estão em Brasilia lutando contra a PL 490, que muda as regras das demarcações das terras indígenas, permitindo cultivo e exploração de ouro. Para preservar as terras os manifestantes estão agindo em protestos para reter o projeto que irá para aprovação.

Estradas como a MA-280 de Montes Altos para Sitio Novo já está fechada desde quarta-feira pelos índios da Etinia Krikatis. A 316 na região de Bom Jardim também está fechada e a ferrovia norte sul é uma das que foi tomada pelos indígenas na região. Os congressistas contra o projeto, também estão na luta para barrar o que eles chamam de precipitação para acabar com a natureza do planeta.














0/Post a Comment/Comments