Balsas anuncia cancelamento de festas

 

A prefeitura de Balsas anunciou o cancelamento das festas públicas de carnaval devido o surto das novas variantes de gripe e Covid-19, no intuito de frear a propagação de transmissão.

A decisão veio após um parecer técnico da secretaria de saúde, que aponta um cenário de insegurança sanitária com alta nos casos H3N2 e a irrupção da variante do ômicron do coronavírus.

Segundo Raylson Félix, Secretário de Saúde de Balsas, o momento que estamos vivendo não é ideal e nem confortável para realizar uma festa de grande porte como é o carnaval.

“Nos encontramos em um surto muito grande de doenças respiratórias e síndrome gripal, que vem se alastrando por todo o pais, em Balsas não é diferente. Estamos tendo uma grande procura no serviço de saúde, principalmente na UPA, onde aumentou a procura de 200% depois do surto”.

O secretário ainda relatou que a realização de festas privadas estão em análise. Se houver liberação, várias medidas sanitárias serão estabelecidas.

“Estamos analisando, tudo depende do acompanhamento que estamos fazendo sobre os casos de covid-19 e também da gripe influenza H3N2. Se os casos aumentarem muito, como estão aumentando, vamos ter que tomar medidas também com as festividades particulares, mas a secretária de saúde já está organizando uma fiscalização para que os carnavais particulares só possam vender seus ingressos mediante de uma fiscalização da secretaria de saúde onde a pessoa terá que apresentar a carteirinha com no mínimo duas doses de vacinação da covid-19 e uma dose da gripe para poder comprar o ingresso e adentrar as festas de carnaval particulares”, concluiu Raylson Félix.

Diário de Balsas

0/Post a Comment/Comments