Dia 28 e 29 tem festa da menina moça na Aldeia Buritizinho T.I Morro Branco

 

Nestes dias 28 e 29 de setembro de 2022 acontece na Terra Indígena Morro Branco na cidade de Grajaú a festa da menina moça que será realizada na Aldeia Buritizinho que fica na Terra Morro Branco. A organização é do Cacique Edmar Guajajara e Gilmar Mendes Guajajara.

Na verdade a tradição da festa começou há alguns dias atrás, quando os homens da Aldeia foram para as matas em busca de caças para a festa do Moqueado, no ritual eles passam cerca de um mês nas matas abatendo animais, assando, estendendo a carne no giral para que a mesma suporte os dias e retorne para Aldeia no ponto de comer durante a festa.

O processo da festa perdura por alguns dias, na quarta-feira dia 28 as meninas entram na toca por volta das 07h00min da manhã, onde serão pintadas com a tradicional tinta extraída da fruta nativa jenipapo e, ficaram na toca até o momento da saída que serás às 15h00min, onde serão apresentadas para os demais indígenas e convidados da festa.


O dia da festa é de alegria e muita cantoria em toda a Aldeia, os mais velhos puxam os cantos como manda a tradição Guajajara e são seguidos pelos demais no mesmo tom de voz, os instrumentos que fazem a festa ficar mais animada é o maracá que é, sacudido durante todo o momento da cantoria, a festa vira a noite até o raiar do dia.

A organização convida todos que desejarem participar do ritual tradicional, para que se façam presentes no dia do momento alegre para os povos indígenas.






0/Post a Comment/Comments