Por conta da cheia do rio Mearim o numero de famílias desabrigadas aumenta no MA

 

Cresceu o número de famílias atingidas pela cheia do rio Mearim, na cidade de Trizidela do Vale, a 322 km de São Luís. O nível da água subiu consideravelmente, ao longo da manhã desta sexta-feira (24), e moradores precisaram ser retirados de suas casas. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, até o momento, mais de 3 mil famílias já foram afetadas pela cheia do rio, na cidade, e precisaram abandonar as áreas onde moram. O nível do rio Mearim, de acordo com órgãos de monitoramento, está 9 metros e 37 centímetros acima do normal. O volume registrado é considerado o maior em mais de dez anos.

Com a água invadindo as casas, muitas famílias têm perdido seus móveis, eletrodomésticos e pertences pessoais. Além disso, há também o risco de doenças transmitidas pela água contaminada e a necessidade de buscar abrigos temporários.


A Prefeitura Municipal de Trizidela do Vale tem prestado assistência às famílias afetadas pela enchente, disponibilizando abrigos temporários e fornecendo kits de higiene e limpeza. No entanto, diante do aumento do número de desabrigados, a cidade tem enfrentado problemas para garantir suporte às pessoas vitimadas pela enchente. O fluxo intenso de água também tem prejudicado a infraestrutura urbana local.

Situação preocupante em todo o estado


A previsão é de que os temporais permaneçam, conforme o alerta laranja, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indicando chuvas intensas nos municípios maranhenses.

Em todo o maranhão, 37 municípios já decretaram situação de emergência por conta das fortes chuvas. A Defesa Civil estadual informou que mais de 19 mil famílias foram afetadas pelas cheias.


G1/MA

 

0/Post a Comment/Comments