A LENDA DO CAPELOBO MORADORES DE GRAJAÚ RESIDENTE EM UM BAIRRO AFIRMAM ESTÁ VENDO A NOITE UM CAPELOBO ORIGINADO DE UMA ÍNDIA

Conta a história que o capelobo é originado de índio das aldeias do Maranhão


Quem aqui não conhece desde criança a história do capelobo, a lenda é contada no maranhão desde que meus avós eram meninos. Essa história já foi contada várias vezes por nossos pais e amigos, reunidos na baira de uma fogueira em noite de lua cheia.


Ainda lembro de quando eu era menino, presenciei vários contos desses feitos por meu pai, e assim as histórias eram passadas de geração em geração. Hoje os tempos modernos chegaram, e ninguém mais ver falar nesses contos. Geralmente esses fatos, são falados por caçadores, pescadores e idosos, que afirmavam ter presenciado fatos parecidos.


A história relata que todo capelobo é originado de índio ou india, que fica muito velho (a) e não chega a morrer. Afirma-se que a aldeia toma de conta dos índios velhos, e prendem em cercados de madeiras quando estão com unhas, cabelos e dentes enormes, segundo o fato o índio que é preso nesse chiqueiro, é alimentado com carne crua. Pois se ficar solto rasga e come as criançinhas.


Para muitos é lenda, mais para pessoas aqui em Grajaú, o fato é verdadeiro. Desde a semana passada que corre a notícia pelas ruas de nossa cidade. Que os moradores da Vila Milton Gomes popular "Couro Seco", estão fechando as portas mais sedo da noite, com medo de uma índia capelobo. Afirmam eles que o animal assombroso virado de uma índia da etinia Guajajara, está aparecendo durantes as noites, em um dos trechos que dá acesso à vila.  


Contam que um rapaz chamado Clóves do Ouro, comerciante que fica de frente à escola Urbano Santos, foi o último a ter visto o capelobo. Segundo informações ao ver o animal nas altas horas da noite, o rapaz se assustou e caiu desmintindo assim o dedo polegar da mão.


As informações que temos é que essa não é a primeira vez que a índia ataca na vila, o bairro fica nas proximidades da aldeia morro branco, e é justamente por isso que os moradores suspeitam que o animal está vindo da aldeia. A afirmação é de que sempre ao atacar, o bicho correm em direção ao morro por uma vereda fechada e escura.


Não temos provas ainda de nehuma pessoa rasgada, ou que tenha corrido com medo do mostro, mais o fato é que apuraremos o caso quando ele parecer mais verdadeiro e perigoso. Quem pode afirmar que é uma índia transformada em mostro? o pajé da aldeia, o índio cacique, ou os idosos que moram na aldeia e conhece o fato? Será que realmente índio vira bicho?


Vamos ficar na espera da resposta, e de uma prova mais concreta. Enquanto isso evitem andar nas madrugadas pelas avenidas escuras de Grajaú, principalmente em direção à vila Milton Gomes.


Fonte: realidadenatela.blogspot.com
Blog: De Olho em Grajaú

0/Post a Comment/Comments