Lua encobre Vênus, Spica aparece e dão um espetáculo no céu

A Lua encobriu o planeta Vênus e encantou aqueles que puderam apreciar o fenômeno, Por volta das 19 horas deste domingo (8), logo após o pôr do sol. Um espetáculo à parte da natureza.
Nosso satélite natural ficou com um tom de cinza logo abaixo dela foi possível ver a estrela Espiga (ou Spica), que faz parte da constelação da Virgem.

“Essa estrela tem importância histórica, pois é mostrada na bandeira brasileira acima da faixa Ordem e Progresso representando o Estado do Pará”, disse Jair Barroso, do Observatório Nacional.

O planeta Vênus, o mais brilhante do nosso céu, desde meados de julho vem aparecendo nos fins de tarde e nesta noite ficou totalmente escondido pela Lua.

Quem estava sabendo do fenômeno e acompanhou desde minutos antes das 19h, pôde testemunhar a evolução do fenômeno. Em seguida, Vênus foi visto novamente, reaparecendo no lado iluminado da Lua.

O astrônomo João Batista Garcia Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia Astronáutica (OBA), disse que Vênus não é o único astro possível de ser observado no céu noturno atualmente.

“Desde o mês passado, temos visto Saturno transitar pelo nosso céu. E no dia da ocultação, ele estará a cerca de 10 graus acima de Vênus e da Lua, quase em linha com Spica”, disse Canalle.



Nesta segunda-feira (9), na mesma região do céu ao escurecer, será possível observar, de baixo para cima, a estrela Espiga, Vênus, a Lua e o planeta Saturno, afirmou o astrônomo. 

0/Post a Comment/Comments