O PREFEITO FALOU: Capitão Otsuka promete investimento em infra-estrutura nos bairros Quem Dera, Expoagra e adjacentes.


Dentro do Planejamento Quem Dera e Expoagra – chegou à vez
“A prefeitura foi inaugurada no ano que eu nasci, em 1968, somente agora passou por uma reforma visível, hoje a mesma é funcional porque possui todas as repartições que são necessárias em uma prefeitura. Temos a secretaria de administração, habitação, meio ambiente, gabinete do prefeito, setor pessoal (RH), contabilidade, setor de tributos, tesouraria, o setor de compras, a sala do articulador político e ainda possuímos um espaço para o banco do Bradesco. Temos também um belo jardim no centro da prefeitura que acabou se tornando um ponto turístico e ainda conseguimos conservar a vista antiga, não tiramos a história da prefeitura que é o mais importante.

Tudo isso foi com grande dificuldade, mas com planejamento.
Dentro do meu planejamento, a meta é alcançar toda a sede com obras de infraestrutura. No Bairro Quem Dera, fizemos toda aquela limpeza, colocamos um poço lá. Fizemos um convênio com o governo do Estado que esta aprovado e assinado, inclusive foi liberado 5% e já há mais do que isso executado, que são os canos da rede de água que nós já colocamos lá. Nós precisamos que este convênio do Estado seja liberado para colocarmos a encanação em todas aquelas ruas. O que nos falta somente é a liberação da primeira parcela por parte do Estado para que possamos executar o serviço.

Por que nós ainda não colocamos piçarra e asfaltamos o Bairro Quem Dera? Porque primeiramente devemos canalizar a água e para isso estamos dependendo do governo do Estado. Assim que o convênio for liberado, iremos colocar piçarra assim como fizemos na Vila Tucum, pois o nosso trabalho é feito por partes. É um trabalho feito de dentro para fora. Caso o governo do Estado nos diga que não haverá mais o convênio, encontraremos outra maneira de executar o nosso planejamento, mas por enquanto, estamos aguardando a liberação do mesmo. 

Temos uma preocupação com o setor da Expoagra, tanto é que a primeira coisa que fizemos ali foi um trabalho de assistência social, levamos um CRASS para o bairro. O mesmo realiza vários trabalhos de atendimento aos idosos, cursos para a população, palestras sociais e cursos de assistência social visando retirar os jovens das drogas, alcoolismo e da prostituição. Esse é um trabalho de grande relevância. Hoje, o CRASS Expoagra tem um atendimento até maior do que o CRASS Canoeiro porque recebem muitas pessoas do interior também.

Outro ponto importante foi o resgate da UPA, já de início, desviaram 200 mil reais da obra na gestão passada. E nós determinamos ao secretário de saúde que fosse a Brasília para que nós não perdêssemos essa obra, então fomos atrás do Ministério da Saúde e determinaram que fosse uma UPA dentro da cidade e não no interior, de preferência que fosse construída a beira da BR. Nós escolhemos o Bairro da Expoagra, devido ao fato de que o Canoeiro já tem o Hospital Geral e o Centro praticamente possui dois hospitais, de forma estratégica optamos pelo Bairro Expoagra. Quando a UPA estiver funcionando, diversas pessoas deixaram de se deslocar para o Centro ou até mesmo para o Canoeiro.

Ao lado da UPA temos um terreno, o mesmo foi doado pela prefeitura uma vez, mas a lei diz que se em dois anos não for feita nenhuma benfeitoria, podemos retomar. Planejamos fazer uma grande praça para a juventude da Expoagra, estamos apenas buscando um convênio no governo do Estado ou no governo federal. O terceiro ponto é asfaltar algumas ruas da Expoagra e também fazer a drenagem. Esse convênio foi feito junto ao Ministério das Cidades, foi feito o projeto e o mesmo já foi aprovado e licitado, só estamos esperando a Caixa Econômica, pois esse recurso vai para a Caixa Econômica dar o aval, a mesma é detentora desse recurso, ela paga a empresa de acordo com o que for executado. Temos um planejamento de recuperar todas aquelas ruas que possuem dificuldade de acesso e é com recursos próprios, mas infelizmente com essa crise que se instalou em todo o país e fez com que os recursos diminuíssem, precisamos priorizar algumas coisas. Não podemos deixar faltar nada que seja de emergencial. 

Você só faz uma obra se tiver recurso e planejamento. Vi um vídeo onde o cidadão diz que até o Luz Para Todos e o Posto do INSS ele fez com salário dos funcionários e isso é uma aberração. Se vier recurso para pagar salário, então você deve pagar salário. O mais importe é a forma planejada com a qual estamos trabalhando. Nenhuma comunidade ficará fora dos nossos planos, atuaremos de forma grande ou pequena, ou seja, atuamos aonde era prioridade como, por exemplo, a Trizidela. Todas as vezes que chovia era pedregulho por todas as partes e havia muitos buracos, então priorizamos ajustar tudo aquilo. É um bairro secular, mas que não tinha uma infraestrutura correta. 

Dentro do nosso planejamento, ainda falta terminar de asfaltar alguns bairros. Temos asfalto conveniado com o Estado que dá para asfaltar todo o Centro da Cidade e a Cidade Alta. Terminaremos também de asfaltar a Avenida Maranhão, a Rua Edson Lobão do Bairro Vilinha, para que isso aconteça é necessário que o governo do Estado libere os convênios. Para estarmos 100% não depende somente de nossas forças, dependemos dos convênios com o governo do Estado e com o governo federal.

Ao povo da Expoagra e Quem Dera, fica o meu respeito e consideração, esse ano será de muito investimento nos dois bairros.”


Sediverte.com.br

0/Post a Comment/Comments