Sediverte entrevista prefeito de Grajaú e, gestor diz que administra a cidade de forma planejada e organizada.


Sediverte Notícias: Senhor prefeito Capitão Otsuka, como esta solucionando o obstáculo da falta de infraestrutura do município?
Prefeito Otsuka: De forma planejada e organizada. O mais importante é que temos projetos aderentes ao melhoramento da cidade, pois temos uma equipe extremamente competente e empenhada em mudar a história de Grajaú.

Sediverte Notícias: Prefeito Capitão Otsuka, cite duas obras que para você eram consideradas prioridades na infraestrutura em seus primeiros meses de mandato.

Prefeito Otsuka: A infraestrutura é o pesadelo de toda cidade. Em Grajaú, há duas obras de grande relevância que efetivamos com recursos próprios, as mesmas são a drenagem do Posto Canoeiro até próximo a Motoca e a drenagem do Hospital Itamar Guará. Eram duas lagoas intermináveis que estavam ali há anos e anos, quando o período de inverno era grande, as lagoas eram maiores ainda. As pessoas vinham ao Hospital Itamar Guará no inverno e não conseguiam entrar, pois, não havia nenhuma canoa na porta, porque se tivesse uma canoa, tudo bem, era possível a passagem. Você passar cinco meses de inverno com chuvas sem poder adentrar no hospital é inadmissível. Então a prioridade era tirar aquela água. 

Sediverte Notícias: Prefeito Capitão Otsuka, o que fez na infraestrutura do município para haver um melhoramento no trafego urbano da cidade?

Prefeito Otsuka: Já colocamos 25 quilômetros de asfalto nos bairros Extrema, Vilinha, Trizidela, Canoeiro, Rodoviário e Mangueira. Falta concluir ainda 400 metros de meio fio e sarjeta nos bairros Extrema e Vilinha, dos 5.000 metros, ainda temos esse pequeno restante para finalizar. A empresa também passa por esse processo, uma vez que é recurso do Estado, o mesmo precisa vir fiscalizar.

Sediverte Notícias: Capitão Otsuka, certos veículos de comunicação locais tendem a questionar que o Bairro Extrema tem sido privilegiado com as ações do governo. Há um fundo de verdade nesses questionamentos?

Prefeito Otsuka: Não havia nenhuma via na Extrema que você conseguisse entrar sem seu carro atolar, então era uma prioridade preservar o direito de ir e vir das pessoas. O bairro era descriminado porque as pessoas não tinham acesso a ele. Temos um plano para atender todo o município é apenas uma questão de tempo. Nossa gestão trabalha de forma organizada, detectando o problema, fazendo um planejamento, executando e ordenando. Não é aquela coisa de você começar a fazer um serviço e deixar pela metade, estamos fazendo de acordo com nossas condições.

Sediverte Notícias: Capitão Otsuka, qual o direcionamento dos tributos municipais arrecadados?

Prefeito Otsuka: A urbanização da BR-226, saindo do Posto Canoeiro à frente do Beijo Frio até a casa Lotérica, e na MA-006 frente à praça de alimentação ao lado do SEBRAE, essas são obras feitas com recursos próprios. Recursos vindos do leilão, do IPTU. Infelizmente ainda há uma baixa muito grande devido ao fato de que as pessoas não vêm obras na cidade com recursos do IPTU, por isso possuem certa relutância em pagar. Pedimos aos cidadãos que paguem, pois temos que prestar contas de tudo que entra. Ainda temos muitas obras para concluir no caso da infraestrutura, mas também temos muitas concluídas.

Sediverte Notícias: Prefeito Capitão Otsuka, em busca dos convênios estaduais e federais há um planejamento?

Prefeito Otsuka: Após assumirmos, contratamos uma equipe para elaborar projetos como os de pavimentação e drenagem para ver se conseguiríamos executar esses projetos. Graças a Deus, conseguimos a aprovação de muitos destes projetos no Governo do Estado e no Governo Federal. Algumas dessas obras foram feitas com recursos próprios, como as de drenagem. Hoje temos 70% desse trabalho feito, ou seja, sair do zero para 70% é um grande avanço. Esses 30% restantes, infelizmente, ficam a cargo de convênios que nos celebramos com o governo do Estado e os mesmos ainda estão pendentes, com a mudança de governo, é natural que o governo faça uma auditoria em todos os convênios, mande fiscalizar para que depois possa dar continuidade. A praça em frente ao Hospital Itamar Guará é um convênio que conseguimos com o Ministério do Turismo, no valor de trezentos mil reais. Esse convênio é uma emenda antiga, ainda do senhor Pedro Novais, foi destinado com o Ministério do Turismo sobre um ofício. O mesmo já foi licitado, a empresa deu sinal de que já esta começando, pois a área já foi demarcada, mas até agora ninguém recebeu nenhum centavo. Fizemos a terra planejem, a pavimentação externa, mas até agora nada. A obra do Pequizão, um estádio para o Canoeiro, a empresa já foi licitada, mas por burocracia da Caixa Econômica, leva e traz de documentos e cadastros a serem feitos, mas a ordem de serviço foi dada. Embora não tenhamos recebido nada até o presente momento.

Sediverte Notícias: Capitão Otsuka, qual o motivo do atraso na liberação dos convênios estaduais?

Prefeito Otsuka: O Maranhão é um estado grande, são mais de 190 municípios conveniados e o governo não tem uma equipe para fiscalizar esses convênios em pouco tempo. Acredito que muitos ainda estejam sendo fiscalizados como é o caso de Grajaú. 

Sediverte Notícias: Prefeito Capitão Otsuka, o que tem feito para melhorar o acesso das comunidades interioranas?

Prefeito Otsuka: Estradas vicinais também fazem parte da infraestrutura urbana. Conseguimos concluir totalmente as estradas da Vilena, Aldeia Velha, Das Flores e do Alegre. Da região da Macauba, infelizmente, só recebemos 30% do recurso e a empresa fez 50% e parou, visto que não recebeu mais dinheiro. Recebendo o recurso que falta do Estado, do Governo Federal e finalizando as obras com recurso próprio nesses nossos quatro anos de planejamento, teremos então 100% de tudo concluído. Mostraremos todo o projeto que fizemos para quatro anos. Não imaginávamos que chegaríamos a tanto e isso mostra que corremos atrás, isso tudo é fruto do trabalho em equipe, das equipes de projeto, prestação de contas, de rua, da que fiscaliza e da que executa.

Sediverte Notícias: Prefeito Capitão Otsuka, o que almeja transmitir a população de Grajaú?

Prefeito Otsuka: Quero dizer para a população de Grajaú ficar tranquila, pois todo o nosso trabalho é planejado. O prefeito pode é não estar todos os dias no meio da rua, mas ele esta sabendo de tudo que acontece com relação à infraestrutura e esta correndo atrás com muita dificuldade porque a crise é de todos nós. Então essa é a hora que temos para nos unirmos. Conhecemos como era a política de Grajaú, havia muito provimento e não se via resolver os problemas da cidade. Talvez alguns não tivessem problemas e esses alguns hoje são os que reclamam, porque hoje eles não conseguem mais manobrar a prefeitura como antes. Atualmente, a prefeitura é de todos, o prefeito e a sua equipe trabalham para o povo. É só observar que estamos fazendo meio fio e sarjeta em lugares onde nunca se imaginou que se fosse fazer. Isso é para embelezar a cidade e para que as águas não estraguem a mesma, para que tenhamos orgulho de ter uma cidade com infraestrutura. 


0/Post a Comment/Comments