Publicidade

CAMISETAS PSBILLONARTES

CAMISETAS PSBILLONARTES

Publicidade

CAMISETAS PSBILLIONARTES

CAMISETAS PSBILLIONARTES

Pesquisar este blog

GRAJAÚ DIFUNDE CRIAÇÃO DE PEIXES QUE SE ALIMENTAM DA LARVA DO MOSQUITO DA DENGUE


A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca de Grajaú/MA, se mobilizou e através de pesquisas e posteriormente coletas realizadas por seus técnicos Venâncio Lopes da Silva, Rosalvo Patrício de Alencar e César Augusto de Barros Teixeira, orientados pelo Engenheiro de pesca, Matheus Menezes Martins, de exemplares da espécie de peixe Guppy  (Poecilia reticulata), visando um combate efetivo ao transmissor das doenças acima relacionadas.

Segundo o Engenheiro de pesca da SEDRAP, o referido peixe é nativo de toda a America do Sul e encontra-se difundido em riacho e grotas de todo município, sendo comumente utilizado em outros estados, tanto em aquários para ornamentação como no combate ao Aedes aegypti.
 De acordo com o mesmo, a espécie de peixe, apesar de pequena detêm apetite voraz e pode se alimentar de 100% das larvas que emergirem em 24 horas em um reservatório. Salienta-se  que a partir dos dados obtidos em experimentos pela própria SEDRAP, estudos já realizados sobre o GUPPY, mostram que a espécie é resistente à água clorada e com baixa salinidade e reproduz facilmente, de forma que uma fêmea pode produzir até 100 filhotes por mês. 
A criação do animal não requer muitos trabalhos, mais necessita de precauções como não alimentar os peixes porque, se alimentados, eles não vão pedrar larvas.

Além disso quando forem lavados os recipientes em que o animal esta acondicionado, é preciso tirá-los do reservatório, colocá-los em um balde e só colocar de volta após a volatilização do cloro, ou seja três dias depois. Outra medida é a manutenção não deixar a água com o nível menor que 50% da capacidade por causa da concentração do cloro. 

A Prefeitura Municipal de Grajaú/MA, inicialmente está distribuindo os animais aos colégios, hospitais e instituições publicas de Grajaú, e somente em 30 dias se iniciará a distribuição a população em geral. Os animais somente serão doados para moradores do Município. Q quem desejar criar o peixe, deve comparecer à  Secretaria do Desenvolvimento Rural, Aqüicultura e Pesca, na Avenida Salomão Barros, nº 35, bairro centro, no segundo piso do mesmo prédio que funciona a TV Rio Grajaú, e realizar um cadastro para que os técnicos agendem a entrega dos peixes.

0 comentários:

MAIS POPULARES.

LOJA INFORWORK INFORMATICA.

TORRES CONSTRUÇÕES

TORRES CONSTRUÇÕES
AV. Hilton Nunes nas proximidades da reseidência do Sr. José das Graças, via de acesso ao terminal Rodoviário.

PAPELARIA ABC

PAPELARIA ABC
Completo sortimentos em material escolar e escritório em geral e informática.

MOTO SHOW PEÇAS E ACESSÓRIOS

MOTO SHOW PEÇAS E ACESSÓRIOS
AV. Amaral Raposo N° 826-A BR 226 Bairro Canoeiro Fone (99) 3532 8481

DRª CLÁUDIA CRISTINA C. CARVALHO

DRª CLÁUDIA CRISTINA C. CARVALHO
FONE (99) 3532 6131

ALEXANDRE CABELEIREIRO

ALEXANDRE CABELEIREIRO
Centro de Grajaú próximo ao Posto Vitorino Freire.

PIZZARIA ESPERANÇA

PIZZARIA ESPERANÇA
AVENIDA HULTON NUNES RODOVIÁRIO.

BABBALOO CABELEIREIRO

BABBALOO CABELEIREIRO
Localizado na Rua da Mangueira.

..

..
.

CHAVES TATTOO NOVO ENDEREÇO.

CHAVES TATTOO NOVO ENDEREÇO.
No Chaves Tattoo Studio sua imaginação vira arte, estamos localizados em novo endereço Rua Humberto de Campos no Bairro Canoeiro nº 173 A telefones (99) 99186-9614. aceitamos todos os Cartões. Grajaú-MA

TODOS OS TIPOS DE DESENHOS PARA SEU CORPO, TUDO HÁ SEU GOSTO.

TODOS OS TIPOS DE DESENHOS PARA SEU CORPO, TUDO HÁ SEU GOSTO.
.