Valéria Macedo apresenta ações da Procuradoria da Mulher às vereadoras de Senador La Roque


A Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa, deputada Valéria Macedo (PDT), apresentou, nesta terça-feira (4), na Câmara Municipal de Senador La Roque, um balanço das ações da Procuradoria da Mulher, como forma de incentivar as vereadoras a também instalarem a Procuradoria da Mulher na Casa Legislativa. 
Senador La Roque foi o primeiro município maranhense a receber a gestão itinerante da Procuradoria da Mulher e por um motivo especial: a Câmara Municipal é constituída, em sua maioria, por mulheres. Das 11 vagas de vereador, sete estão preenchidas por mulheres e quatro por homens. É a maior representatividade feminina de Casa Legislativa municipal do país.
Durante a solenidade, a professora e assistente social Mary Ferreira apresentou o resultado de uma pesquisa, iniciada em 2011 e concluída em 2014, em sete municípios maranhenses, no qual foram entrevistados vereadores, vereadoras e gestores responsáveis por políticas para mulheres.
A pesquisa de Mary Ferreira resultou no livro "Vereadoras e Prefeitas Maranhenses", lançado em 2015. Os municípios alvos do estudo foram Senador La Roque, Matões, Chapadinha, Caxias, Lago da Pedra, Bacabal e Imperatriz. O estudo revela dados da participação e influência das mulheres nestes municípios.

Ao abrir a solenidade, a deputada Valéria Macedo destacou às vereadoras a importância de serem criadas a Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal e a Secretaria da Mulher em Senador La Roque, como forma de reforçar a conquista do espaço feminino na politica municipal, bem como consolidar o empoderamento das mulheres em diversas outras áreas de atuação.
"Tenho certeza que as vereadoras do município de Senador La Roque vão encampar essa luta e, muito em breve, a Câmara Municipal terá a sua Procuradoria da Mulher, a exemplo de Timon, cujas vereadoras também já estão lutando por esta conquista", disse Valéria.
A deputada, que é autora do projeto de criação da Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa, aprovado por unanimidade em 2016, expllicou às vereadoras o trâmite para a implantação do órgão no Parlamento municipal. 
Ao final da solenidade, Valéria Macedo entregou às vereadoras uma cópia do projeto de criação da Procuradoria da Mulher da Assembleia, explicando que precisa ser adaptado e, após aprovado em Plenário, publicada uma resolução criando a Procuradoria na Câmara Municipal. 
A presidente da Câmara Municipal, vereadora Maricélia Menezes, em nome de todas as vereadoras, agradeceu à deputada Valéria Macedo o incentivo à criação da Procuradoria da Mulher na Câmara de Senador La Roque, cuja iniciativa resultará em inúmeros conquistas sociais e na implantação de mais politicas públicas voltadas às necessidades das mulheres.
FALA, MULHER!
Após a solenidade, a deputada Valéria Macedo, juntamente com as vereadoras e convidadas, participou da gravação da segunda edição do programa 'Fala, Mulher', da TV Assembleia em parceria com a Procuradoria da Mulher, abordando o tema 'Participação Feminina na Politica'.
Apresentado pela jornalista Elda Borges, em formato de roda de bate-papo, o programa foi gravado na Câmara Municipal e contou com a participação de vereadoras e também de convidadas na plateia, que tiveram oportunidade de fazer questionamentos sobre o tema debatido.
A nova edição do programa "Fala, Mulher!"será exibida na próxima terça-feira, no canal 51.2 e 17 TVN. Também será exibida pela página oficial da TV Assembleia no Facebook.


0/Post a Comment/Comments