Enfermeira responsável pelo polo base de Grajaú esclarece sobre denuncia da criança indígena

Meu nome é Lisandra Chaves.

Sou enfermeira e Responsável Técnica pelo Polo Base de Grajaú, Instituição responsável pela Assistência à saúde da população indígena dos Municípios de Grajaú, Itaipava do Grajaú e parte das aldeias do Município de Jenipapo dos Vieiras.

Temos 06 equipes multidisciplinares trabalhando de segunda a sexta feira nas regiões: Morro Branco, Bananal, Bacurizinho, Ipú, Coquinho e Itaipava. Na composição das equipes temos: médicos, enfermeiros, dentistas, Auxiliares de Saúde Bucal, Técnicos de enfermagem, Agentes Indígenas de Saúde e Agentes Indígenas de Saneamento.
Para viabilizar os atendimentos das equipes nas aldeias, realizar deslocamento de pacientes para consultas, exames e atendimentos de urgência/emergência, contamos com 08 viaturas, cujos motoristas trabalham em sistema de plantão 24h/dia, inclusive nos finais de semana e feriados. Todas as regiões contam com uma viatura, que fica lotada no Posto de Saúde, que geralmente fica localizado na aldeia sede de cada região.

Na sede do Polo Base, que fica localizado na Av. Hilton Nunes, nº 663, Bairro rodoviário, temos disponibilidade de técnicas de enfermagem, cuja função é de realizar visitas aos pacientes indígenas nos hospitais, acompanhamento dos pacientes em: consultas de urgência/emergência, eletivas, realização de exames, procedimentos e viabilização de agendamentos. Todos os pacientes e acompanhantes dispõe de refeições no café da manhã, almoço e janta.

A Saúde Indígena do Estado do Maranhão conta com 03 Casas de apoio à Saúde Indígena (CASAIs), localizadas nas cidades de São Luís, Imperatriz e Teresina-PI. Para as CASAIs enviamos todos os encaminhamentos de agendamentos não disponíveis no Município de Grajaú, que geralmente são atendimentos de alta complexidade. Os profissionais das CASAIs trabalham em sistema 24h/dia, realizam os agendamentos, fazem todo acompanhamento necessário, disponibilizam as passagens para deslocamentos e fornecem alimentação aos pacientes. Na composição das equipes das CASAIs estão: Enfermeiros, Técnicas de Enfermagem, nutricionistas, Farmacêuticos e pessoal para apoio administrativo.

A SESAI trabalha com atendimentos e medicamentos da atenção básica. A aquisição dos medicamentos é realizada através de processo licitatório. Nossa lista de medicamentos é restrita aos componentes básicos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME).

No caso específico de M. S. P. L. G (10 anos), residente na Aldeia Formigueiro, região Morro Branco. Ele é uma criança que possui problemas neurológicos e psicomotor. Estava sendo acompanhado pelo CAPS de Grajaú, onde tinha prescrição médica de Gardenal, medicação essa que vinha sendo doada por Dr. Gilson Bonfim. Os familiares estavam reclamando que a medicação não estava surtindo efeito. O Polo Base de Grajaú, através da CASAI São Luís, realizou alguns agendamentos para Mailson em São Luís-MA, porém, a família se recusou a ir. Alessandra Bento conseguiu agendamento com neuropediatra para Mailson na cidade de Barra do Corda no dia 05/05/2017, oportunidade em que disponibilizamos uma viatura do Polo Base para deslocamento. Na consulta o médico fez alteração da medicação para Depakene e realmente não disponibilizamos de medicamentos de uso controlado.

Na composição da equipe da região que Mailson mora, temos: 01 médico (Dr. Gilson Bonfim); 01 Enfermeiro (Francisco Petrônio); 01 Dentista (Dra. Neusa Jorge); 01 monitora de Saúde (Heloisa Bento) 01 Auxiliar Saúde Bucal; 01 Técnico de Enfermagem, 05 Agentes Indígenas de Saúde, 02 Agentes Indígenas de Saneamento e ainda 01 Agente do PACS (Cotinha de Sousa Guajajara). A viatura da Região Morro Branco fica lotada na Aldeia sede Morro Branco, há aproximadamente 500m da aldeia que Mailson Mora. A disponibilidade da viatura é de 24h/dia.


0/Post a Comment/Comments