Procuradoria da Mulher realiza debate sobre o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama


A Procuradoria da Mulher da Assembleia da Legislativa realizou debate, nesta quarta-feira (18), para discutir a problemática do câncer de mama. A ação fez parte da programação do Outubro Rosa, com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de mama.  A iniciativa foi da deputada Valéria Macedo (PDT), que é procuradora da Mulher no Legislativo.

O câncer de mama é a segunda doença que mais mata no Brasil e no mundo, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. Em 66,2% dos casos é a própria mulher quem detecta os primeiros sintomas.
“É um mês de mobilização em todas as instituições do estado e não poderia ser diferente na Assembleia Legislativa, através da Procuradoria da Mulher, onde sou a procuradora. É um evento que chama a atenção das mulheres para o cuidado, o autoexame da mama, se instrumentalizando com conhecimento para que evitem o câncer de mama”, assinalou a deputada Valéria Macedo.
“É muito importante conscientizar as mulheres para o combate do câncer de mama. As mulheres precisam fazer o autoexame e procurar o auxílio médico periodicamente”, disse a deputada Francisca Primo, que também participou do debate.
Aos 32 anos, Rosa Maria Soares Cantanhede foi diagnosticada com câncer de mama. Foi um ano de tratamento até a cura. Ela conta que foi no autoexame que detectou o primeiro sinal. Hoje, aos 34 anos de idade, vive uma vida feliz e saudável.
“Comecei o tratamento no fim de 2015 e conclui no fim de 2016. Fiz a mastectomia de um dos seios e, em seguida, a reconstrução. Hoje estou curada, feliz, com todos os meus movimentos e sensibilidade, fazendo apenas o acompanhamento de 6 em 6 meses”, contou.
Mas, o autoexame não é a única arma contra a doença, como explica a mastologista Gláucia Mesquita, do Hospital Aldenora Bello, responsável pelo atendimento de 80% dos casos de câncer de mama no Maranhão. A mamografia ainda é o meio mais eficaz para o diagnóstico precoce. “A prevenção tem que ser feita durante todo o ano. O autoexame é importante, mas não substitui a mamografia, que é o meio mais eficaz para o diagnóstico do câncer de mama”, pontuou.
A deputada Valéria Macedo também fez um apelo para que as mulheres se unam nessa corrente de prevenção contra o câncer de mama não só no mês de outubro, mas permanentemente. "Sempre é bom estarmos unidas em favor das mulheres e buscando, claro, políticas públicas que acolham essas mulheres na forma de prevenção, tratamento, acesso ao conhecimento, acessibilidade e humanização. Enfim, trazer para as mulheres o que é mais importante, que é a sua dignidade e saúde”, concluiu.


0/Post a Comment/Comments