No sul do Maranhão Marias declaram legitimidade em apoio à reeleição de Valéria Macedo



Na última terça-feira (7), dia em que a Lei Maria da Penha completou 12 anos de promulgação, a deputada estadual Valéria Macedo foi comunicada do apoio da Casa das Marias de Balsas a sua candidatura à reeleição.
A Casa das Marias é uma casa de acolhimento que atende mulheres vítimas de violência doméstica no município. Uma entidade sem fins lucrativos. O projeto foi idealizado e criado em 2013 por Rosângela Galvão, dentre outras mulheres, que trabalham voluntariamente na Casa. As demandas crescem à medida em que o projeto chega ao conhecimento das mulheres vítimas de todo tipo de violência doméstica no município de Balsas.
“O nosso maior desafio – além de manter o projeto em funcionamento – é quebrar o ciclo da violência contra as mulheres de Balsas. Temos funcionado graças aos voluntários das mais diversas áreas e de doações de recursos financeiros e doações de mantimentos, inclusive”, disse Rosângela Galvão.
Em reunião oficial ontem (7) na sede da “Casa das Marias” em Balsas a diretoria da entidade declarou apoio político ao projeto de reeleição da deputada estadual Valéria Macedo, que é atualmente a Procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa do Maranhão, e que tem feito um trabalho destacado em todo o estado na defesa das mulheres maranhenses.
“Nós da ‘Casa das Marias’ em Balsas acreditamos que a deputada Valéria Macedo é a pessoa certa para somar esforços juntos aos nossos e para nos ajudar a consolidar este projeto em Balsas. Ela é mulher, já está engajada na causa, é da nossa região e tem pleno conhecimento dos nossos problemas e dos desafios. Aliás, vem trabalhando para minorá-los em todo o estado a partir da Procuradoria da Mulher”, declarou Rosângela Galvão, diretora-presidente da Casa das Marias.
A deputada estadual Valéria Macedo (PDT), por sua vez, disse: “receber uma notícia de apoio num dia especial como hoje em que a Lei Maria da Penha completa 12 anos de vigência, é muito bom, motivador e maravilhoso. O projeto da Casa das Marias me sensibiliza muito, e me cativa pela sua originalidade, seriedade e pela sua iniciativa popular e sua alta eficácia social”, disse.
Entre os voluntários, estão profissionais da saúde e da área jurídica, além de mulheres já atendidas e restauradas pelo projeto e homens também, que colaboram pelo menos uma vez por semana. A psicóloga Janine Maliska está vivenciando uma nova experiência na Casa das Marias, atendendo vítimas da violência doméstica. “Sou psicóloga há anos, com experiência na Saúde Pública, mas a Casa das Marias surgiu como um novo e gratificante desafio. Ouvir as mulheres quebrarem o silêncio que funciona como cobertor do ciclo da violência e poder me doar para ajudá-las, foi a melhor decisão da minha vida profissional e vou continuar”, ressaltou a psicóloga.
Além do apoio psicológico, a Casa também dá abrigo às mulheres que sofreram violência e não têm para onde ir. São oferecidos a essas mulheres: Roupas, dormitório, refeições, primeiros socorros, atendimento psicológico e jurídico e o encaminhamento dos casos à delegacia competente. O resgate da autoestima também é parte importante do acolhimento. As mulheres são estimuladas a dedicarem-se à sua beleza e a profissionalizar-se. “Aqui na Casa, a gente tem um cantinho da beleza, onde elas podem se refazer, se olharem rebocadas no espelho, portanto, maquiagem também é um item essencial aqui, como é para toda mulher. Precisamos e aceitamos doações de maquiagem”, disse Rosângela.
A deputada estadual Valéria Macedo disse:”estou muito feliz e estimulada com a declaração de apoio da minha candidatura pela Casa das Marias, a Rosângela Galvão e demais diretoras da Casa reconhecem com isso o nosso trabalho na defesa das mulheres e me convoca para uma grande luta em Balsas contra a violência contra mulheres, e o desafio está aceito, vamos em frente”, concluiu.


0/Post a Comment/Comments