De Olho em Grajaú têm acesso com exclusividade às fotos da reunião para liberação da BR-226


Após o incidente na BR-226 onde indígenas foram atacados a bala por indivíduos em um carro, a etnia tomou a decisão de bloquear a BR-226 na intenção de chamar a atenção da imprensa e das autoridades para o problema.

O fato ocorreu no sábado (07) de dezembro de 2019 e o De Olho em Grajaú teve acesso com exclusividade às fotos da reunião que ocorreu neste domingo (08) de dezembro na reserva indígena para o desbloqueio da BR 226. Uma reunião com o secretario de segurança do Estado Jeferson Portela, decidiu para a desobstrução da via.

Nas fotos enviadas ao De Olho em Grajaú pelo líder da região de nome Magno, mostram o momento do encontro e o momento em que a BR foi desobstruída. No acordo feito com os indígenas o secretario garantiu a captura dos assassinos o mais rápido possível, também garantiu a segurança dos povos indígenas que moram nas margens da BR-226 assim como a segurança dos que trafegam pela estrada. Diante deste acordo feito, os caciques e lideranças indígenas decidiram abrir a BR-226 por volta das 16h30min de domingo, mediante o acordo firmado.

Magno disse ao De Olho em Grajaú que em nenhum momento tinham a intenção de manter a pista bloqueada, pois muitas vezes a sociedade não entendem o porquê em uma situação dessas bloqueiam a BR, mas ele disse que é o único meio de chamar atenção da mídia e, que nunca tiveram a intensão de bloquear para praticarem atos ilícitos e, querem que a sociedade também os respeitem e que quando acontecem isto, eles querem apenas que os culpados sejam punidos como qualquer outro que venha a cometer atos desta forma.

Ele disse que é um fato lamentável que todos estão tristes e que confiam no acordo feito com o secretario, tendo em vista que o mesmo prometeu prender os assassinos e, que ambos já têm uma pista sobre os acusados, de quem são e em que rumo estão, mas é sigilo para a captura dos mesmos. No acordo foi decidido também a segurança dos indígenas para trafegarem na BR sem levarem tiros e, que se garanta também a tranqüilidade de motoristas que trafegam na BR.

Então só reforçando a BR 226 está liberada e o trafego ocorre normalmente, nesta noite de domingo os corpos dos indígenas que morreram no ataque chegaram à aldeia.
Magno disse que muitas informações divulgadas por outros blogs da região são inverdades e, que a maioria destas informações propagam o ódio e o preconceito, contras os povos indignas que na sua maioria já são descriminados. Veja vídeo abaixo.





0/Post a Comment/Comments