Agora as contas de energia de clientes baixa renda
da Equatorial Maranhão, chegarão com um selo informando sobre a situação do
cadastro no Tarifa Social. Atualmente mais de 1,5 milhões de famílias
maranhenses são beneficiárias em potencial do programa. Destas, 552 mil estão
com cadastro inválido; 192 mil estão com cadastro desatualizado há mais de 2
anos; 150 mil correm o risco de perder o benefício ainda em 2020; e 360 mil
famílias encontram-se dentro da linha de consumo para benefício do Tarifa
Social.
Os novos selos informam sobre a situação do
cadastro do cliente na tarifa social
Com o grande número de famílias cadastradas como
baixa renda, que possuem o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica,
algumas acabam perdendo este benefício devido à falta de informação e prazos de
recadastramento necessários. E foi pensando em alertas a essas famílias, que a
Equatorial Maranhão decidiu inserir na própria conta de energia, selos
impressos na fatura que sinalizam a situação dos clientes em relação ao seu
cadastro.
Conforme explica a Gerente de Relacionamento com o
Cliente Francila Soares, “o objetivo dos novos selos é ampliar e tornar mais
clara a comunicação com os clientes Baixa Renda para três tipos de situações
comuns em relação ao seu benefício: quando o beneficiário está com seu NIS-
Número da Identificação Social cadastrado e ativo, quando o vencimento de seu
NIS está próximo e o alerta sobre a perda do benefício. Uma das vantagens que
os selos oferecem é para que o beneficiário não perca o subsídio da Tarifa
Social de Energia Elétrica, garantido pelo Governo Federal”, destaca
Francila.
Ficar atento à sua situação cadastral em relação a
esta tarifa é fundamental para as famílias de baixa renda não perderem o
benefício, checando sempre os avisos que constam na conta de energia. Foi o
caso da cliente Maria de Ribamar Sousa, moradora do bairro Maracanã em São
Luís, que graças ao selo de alerta em sua conta foi possível identificar que
seu NIS estava vencido. “Na verdade, foi minha filha que descobriu, quando a
conta de energia chegou e ela olhou e mandou pra mim. Imediatamente, eu fui
logo no CRAS fazer o recadastro do meu cartão. No aviso dizia para eu fazer o
recadastramento do meu NIS, e que poderia perder o benefício, e foi muito
importante porque se não fosse essa conta de luz com o selo eu não teria
descoberto que tinha que fazer o recadastro, e ia acabar perdendo o desconto na
conta”, enfatizou a cliente.
Atualmente mais de 1,5 milhões de famílias
maranhenses são beneficiárias em potencial do Tarifa Social. Destas, 552 mil
estão com cadastro inválido; 192 mil estão com cadastro desatualizado há mais
de 2 anos; 150 mil correm o risco de perder o benefício ainda em 2020; e 360
mil famílias encontram-se dentro da linha de consumo para benefício do
programa. E apesar do avanço, os números de beneficiados pelo Programa Tarifa
Social e de cadastros atualizados ainda podem aumentar.
Destaca-se que a Equatorial Maranhão é a primeira
Concessionária a realizar campanha na fatura de energia, com informativo de
selos, para os clientes Baixa Renda. Com o objetivo de tornar mais clara a
comunicação com os clientes e facilitando a observância dos prazos para evitar
a perda do benefício. Informando: o cadastro do beneficiário, vencimento do NIS
e a perda do benefício, conforme quadro.
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