Saída das meninas moça da toca marca o ritual de cantoria na Aldeia

 

Para os povos indígenas é um ritual sagrado, uma tradição que passa de pai para filhos e de geração em geração. A festa da menina moça, acontece sempre que as meninas índias tem a sua primeira menstruação e este momento irá simbolizar a transição entre infância e a chegada da vida adulta. O ritual acontece quando a menina índia tem a sua primeira menstruação, as quais permanecem em uma cabana construída de palha, neste local onde elas ficam dar se o nome de toca.

E nesta quarta-feira (28) de setembro de 2022 as 12 meninas que estavam realizando o sonho de se tonarem responsáveis de si. Por volta das 15h40min na Aldeia Buritizinho a saída das meninas da toca, elas entraram na toca por volta das 07h00min da manhã do mesmo dia e, no período da tarde são liberadas. Ao sair da toca as meninas são colocadas na esteira de palha e, serão enfeitadas de mais tintas do jenipapo e penas, assim também como o tecido para cobri-las.

O apresentado do Grajaú em Foco e, proprietário deste blog, Djacy Oliveira, acompanhou de perto a saída das meninas da toca, até os momento da festa, ele também participou da tradição dos povos..

A brincadeira com as meninas dura toda a noite e, se encerra pela manhã cedo, onde a comida, ou seja, o moqueado é distribuído. Como dissemos no inicio a tradição é cultural, parabéns aos povos da Aldeia Buritizinho, parabéns ao Gilmar Mendes e sua família, por realizarem tamanha festa na localidade.




0/Post a Comment/Comments