Barra do Corda terá a primeira Aldeia Tuxáguá de origem dos povos Tuxá e Guajajara

 

A Terra Indígena Cana Brava, localizada entre Grajaú e Barra do Corda, é composta por povos tradicionais que são descendentes dos primeiros habitantes do Brasil e se dividem em várias povos e etnias. Na região do Maranhão, a maioria dessas etnias é composta pelos povos Guajajaras, que possuem territórios demarcados em várias regiões do Estado, incluindo a Terra Cana Brava.

Recentemente, foi descoberta a origem de um novo povo indígena em Barra do Corda, oriunda da aldeia mãe em Rodelas, Bahia, que também tem descendentes Guajajaras na atualidade. Em 1981, o primeiro indígena da etnia Tuxá, conhecido como Sr. Manoel de Assis Cruz (Beto), chegou ao município de Barra do Corda. 

Hoje, em 24 de março de 2023, membros os povos Guajajara e Tuxá registraram a Aldeia Tuxáguá na CLT Funai, sendo esta a única aldeia registrada na Funai do Estado do Maranhão, composta pelos povos da etnia Tuxá e localizada a 21 km do município de Barra do Corda. 

O cacique Sheick Araújo Cruz pertence à etnia Tuxá e também tem origem Guajajara, sendo filho de Manoel de Assis Cruz da etnia Tuxá e de Iraneide Araújo da etnia Guajajara. Ele participou do registro da aldeia na localidade como filho do primeiro Tuxá que chegou na região e deu o pontapé inicial para registrar a aldeia. Agora, os povos formará o povo Tuxáguá, que terá a Aldeia Tuxáguá na Terra Cana Brava.

0/Post a Comment/Comments