Confronto entre ruralistas e policia militar em Açailândia deixa feridos

 


Quatro pessoas foram presas nesta quarta-feira (7) depois de um confronto entre trabalhadores rurais e a Polícia Militar no assentamento Sudelândia 50 Bis, na zona rural de Açailândia. O conflito ocorreu durante um protesto, que interdita a principal estrada de acesso ao assentamento.

A via de acesso ao assentamento Sudelândia, localizada a 35 km de Açailândia continua bloqueada pelos trabalhadores rurais. De acordo com as lideranças do movimento, foi uma tentativa de negociar com a empresa Suzano sobre o direito de colher o plantio deixado na fazenda São Bento.

É que enquanto estiveram ocupando a região, as famílias plantaram, principalmente, arroz, feijão e milho. Um ofício foi enviado para a empresa pedindo autorização para que a colheita seja feita porque toda a plantação deve ser destruída em breve.

Segundo a Polícia Militar, os policiais foram recebidos a tiros e revidaram com o uso de spray de pimenta e armas de munição não letal. Ao menos três policiais ficaram feridos durante o confronto e foram encaminhados para o hospital de Açailândia.

Em novembro de 2022 cerca de 150 famílias que ocupavam a fazenda tiveram que deixar o local. A decisão do Tribunal de Justiça considerou que a ocupação aconteceu depois do período crítico da pandemia e em áreas de reserva legal.

 

Na decisão da Justiça consta que foram verificadas algumas áreas de queimadas e desmatamento logo após a ocupação dessas famílias. Além disso, também foram verificados alguns crimes ambientais como a apreensão de pássaros e animais silvestres.


Em nota, a Suzano disse que a empresa está sendo novamente alvo de invasores profissionais que insistem em desrespeitar as decisões judiciais. Sobre as plantações, a empresa afirma que elas foram feitas em áreas de alto valor de conservação ambiental e por isso foram desmobilizadas. O advogado que representa os trabalhadores rurais informou que quatro pessoas foram presas até o momento.

 

0/Post a Comment/Comments