Esta
não é a primeira vez que eles recorrem ao De Olho em Grajaú em busca de ajuda,
pois a promessa de melhorias no transporte é feita repetidamente sempre que
eles se reúnem para expressar suas preocupações na secretaria, porém, até
agora, essas promessas nunca foram cumpridas.
Hoje, estamos recebendo mais denúncias de várias pessoas, não apenas dos pacientes, mas também de seus acompanhantes, que descrevem o sofrimento que enfrentam dentro de uma van superlotada. Essa van não permite a abertura das janelas, tornando o ambiente sufocante, semelhante a uma lata de sardinha, devido ao grande número de pacientes a bordo. Segundo os passageiros a situação é tão precária que alguns acompanhantes tiveram que improvisar um banco no corredor da van para que as pessoas pudessem sentar e não ficassem em pé.
Lamentavelmente, um paciente chegou a passar mal e vomitar dentro do veículo, o que obrigou uma parada em um local para que os próprios acompanhantes pudessem realizar a limpeza. Ele dizem que, os pacientes também estão sofrendo com o calor insuportável dentro da van superlotada e afirmam que a van é nova mais não tem ar condicionado. Além disso, a cada dia que passa, há a adição de um ou dois novos pacientes que precisam realizar o tratamento, aumentando ainda mais a pressão sobre esse meio de transporte pequeno.
Os pacientes estão reivindicando com urgência a disponibilidade de um micro-ônibus para esse transporte, uma vez que a van não é mais capaz de acomodar o número de pessoas a bordo, e suas queixas sobre as condições desumanas não estão sendo atendidas. O calor, os trechos de estrada em péssimas condições e as sacudidas do veículo estão prejudicando ainda mais a saúde dos pacientes é o que dizem. Portanto, a comunidade reivindica com urgência a criação de uma clínica de hemodiálise em Grajaú, pois a contínua peregrinação desses pacientes já debilitados é uma verdadeira tortura, a maior reclamação são as janelas lacradas do carro, que não abrem para correr ventilação.
O QUE DISSE O SECRETARIO:
O apresentador do Grajaú em Foco, Djacy Oliveira, entrou em contato com o Secretário de Saúde, Luís Fernando. O Secretário informou que a van é nova e está em perfeito estado com ar condicionado, como vocês podem ver nas fotos. Ele acrescentou que todos os dias, antes de sair, o motorista envia vídeos da situação, mostrando todos os passageiros sentados e prontos para a viagem.
De acordo com o Secretário, sentir-se mal durante uma viagem é algo normal para qualquer viajante, mas isso não significa que seja culpa da van. Ele também afirmou que se houver um aumento real na quantidade de pacientes, como estão relatando, o compromisso dele e da Secretaria é fornecer suporte para todos.