Professor indígena é vítima de tentativa de homicídio em aldeia de Grajaú, no Maranhão



Um professor e liderança indígena da etnia Guajajara foi vítima de uma tentativa de homicídio na madrugada do último sábado (9), na Aldeia Cocal Grande, localizada na Terra Indígena Bacurizinho, em Grajaú, no interior do Maranhão.



De acordo com informações repassadas por lideranças locais, o ataque ocorreu por volta das 4h da manhã, quando o professor Carlos Filho e a esposa foram surpreendidos por dois homens armados com facões.

Os suspeitos foram identificados como José Pereira Filho de Sousa Guajajara, apontado como o autor dos golpes que feriram o professor e causaram uma fratura em seu braço, e Adelson Pereira de Sousa Guajajara, acusado de agredir a esposa da vítima.

Ambos são indígenas da Aldeia Itapew e, segundo relatos, já teriam se envolvido em outros episódios de violência contra membros da própria comunidade. Há registros de boletins de ocorrência (B.O.s) na Delegacia de Grajaú, mas, até o momento, não há informações sobre o andamento dos processos.

Lideranças locais alertam para o risco de novas agressões e pedem que as autoridades policiais e judiciais tomem providências para evitar que os suspeitos continuem agindo impunemente.

“Essas atitudes violentas podem gerar retaliações e até mortes. É preciso que a polícia e a Justiça atuem para coibir esse tipo de comportamento”, disse uma liderança da região.

A Polícia Civil ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

0/Post a Comment/Comments