De repente, uma
garota de 21 anos entra pela porta da política nacional com a sabedoria quem
falta a muitos veteranos.
Ana Elisa Santos Silva, mineira de Divinópolis,
estudante de Direito, acaba de ser eleita deputada federal pelo PT com 524.219
votos. Mais do que uma votação expressiva, o número revela a mudança que emerge
das redes.
Ela ainda nem tomou posse, seu mandato começa em
fevereiro de 2027 , e já foi chamada para ajudar na campanha de Lula
neste segundo turno.
Ana Elisa pertence a uma geração que não aprendeu
política somente nos palanques, nos jornais ou nos programas eleitorais.
Aprendeu observando, comentando, questionando e formando opinião em outro
ambiente. Uma geração que não aceita facilmente a velha fórmula de repetir o
passado como argumento suficiente para explicar o futuro.
Talvez por isso sua presença ao lado de Lula tenha
despertado tanta curiosidade.
Mas Ana Elisa não chegou ali apenas porque é
jovem. Chegou porque foi às urnas e recebeu mais de meio milhão de votos. Antes
de ocupar um gabinete, conquistou uma espécie de mandato informal...a atenção
de milhares de pessoas.
E existe uma diferença enorme entre ter atenção e
ter representação.
Ser fenômeno eleitoral é uma coisa. Ser
parlamentar é outra. Transformar discurso em projeto, indignação em política
pública, audiência em participação e esperança em resultado exige muito mais do
que talento para se comunicar.
É aí que a história de Ana Elisa fica interessante.
Ela pode ser apenas mais uma novidade passageira
da política brasileira. Ou pode representar algo maior...a chegada de uma
geração que não quer apenas herdar a política que recebeu, mas participar da
tarefa de reinventá-la.
Aos 21 anos, ela chegou cedo.
Cedo demais para alguns, talvez.
Mas a democracia nunca teve idade mínima para
começar a fazer perguntas.
Ana Elisa chega perguntando à política brasileira
se ela está preparada para ouvir quem chegou depois dela.
